08/07/2013

Fitnessação dos blogs

No mês passado, eu falei aqui no blog sobre fat talk, que é essa obsessão (chatíssima) em se falar de gordura, peso, dieta e tantos outros desses assuntos fitness. Como eu disse naquele post, eu não sou contra discutir esse tipo de assunto. Não sou contra, de maneira alguma, adquirir um estilo de vida mais saudável ou cuidar da autoestima. Mas fat talk não é sobre saúde e autoestima, é sobre excesso. A presença maciça desse tema nas rodas de conversa é fruto de padrões e mais padrões de beleza que nos são impostos diariamente, o tempo todo.

Por conta disso, é claro que o fat talk, infelizmente, não se limita mais somente às rodinhas de conversa. Ele também invadiu a blogosfera. Não estou falando do surgimento de vários blogs sobre o tema*. Blogs novos são sempre bem vindos - desde que tenham qualidade e conteúdo. Eu mesma acompanho alguns porque me interesso um pouco pelo assunto e posso tirar informações interessantes de algumas postagens. Nos meus feeds, eles dividem espaço com blogs de todos os tipos, desde pessoais e de variedades a blogs temáticos.

O que me incomoda é que o assunto invadiu justamente blogs pessoais e blogs de variedades. O By Marina, para mim, é o maior exemplo. O blog é bastante antigo e, como o Just Lia, passou por muitas mudanças ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da própria internet, da blogosfera e dos leitores. Há cerca de um ano, a Marina começou com uma mudança muito bacana na sua vida. A história dela é interessante e até motivadora. Com reeducação alimentar e (muitos) exercícios físicos, ela emagreceu bastante, conquistou o corpo que queria (ou não), e ganhou em saúde e bem estar. Sinceramente, fico feliz por ela. Nunca conversamos, mas a conheço há tanto tempo (via blog), que é impossível não desenvolver certa afeição. Fico feliz com as conquistas dela. Mas, como leitora e seguidora, acho um saco o tema ter invadido o blog com tanta força. Hoje, a imensa maioria dos posts escritos por ela têm, ao menos, uma mínima relação com o assunto. Até mesmo as publicações dos colaboradores passaram a abordar o tema com maior frequência. Eu, pessoalmente, me incomodei. Os incomodados que se mudem, diz o senso comum. Por isso mesmo, deixei de segui-la nas redes sociais e o blog só permanece nos meus feeds até o próximo declutter.

Mas não foi só Marina, claro. Nos últimos meses, me deparei com posts sobre o assunto em blogs que nunca o abordaram antes. De repente, "todo mundo" parece estar indo à academia e bebendo chá verde. É claro que quem não entra na onda se sente deslocado. Já vi muita blogueira sendo cobrada a falar sobre o assunto. Já vi blogueira começando dieta porque alguns "leitores" (eu prefiro chamar de haters) comentaram que elas gordas (ainda que não fossem) e que "deviam dar o exemplo".

Acho ótimo falar sobre qualquer assunto em um blog. Se é um blog sobre variedades, porém, vamos variar! Pode ser que o blog seja voltado para um público específico, um determinado gênero, uma determinada faixa etária, mas ainda assim, se ele se propõe a abordar diferentes temas, terá que abordar diferentes temas. Além do mais, o blogueiro deve seguir sua intuição. Claro que ele deve ouvir os leitores e buscar essa interação. Mas é o blogueiro quem decide.

Como eu disse, acredito que a invasão dos posts fitness na blogosfera é fruto do fat talk, mas também acredito ser consequência de outro fenômeno. Ultimamente, pouco se cria na blogosfera, mas muito se copia. Você já deve ter se deparado com postagens tão semelhantes que fica difícil dizer qual foi a original. Muito disso se deve às assessorias de imprensa, que enviam press kits para dezenas de blogueiras, fazendo com que o mesmo post apareça em vários blogs praticamente ao mesmo tempo. Mas também se deve à falta de criatividade desses blogueiros caça-níqueis. Hoje, todo mundo quer ter a vida "fácil" de se ganhar dinheiro com o blog, sem sair de casa, recebendo jabá pelo correio e sendo convidado pra evento.

A blogosfera tem decepcionado muito. Felizmente, ainda existem blogs bons, originais e criativos. Blogs com conteúdo de qualidade, que dá gosto de acompanhar. Torçamos para que eles não se fitnessem também.

* Uma observação sobre blogs fitness:
Como eu disse, eu acompanho alguns blogs porque posso tirar deles algumas informações úteis, principalmente a respeito de alimentação. Mas, confesso que não gosto da abordagem da maior parte dos blogueiros do gênero. Muitos deles falam de dieta e exercícios como se essas duas coisas fossem as mais importantes da Terra; fazem verdadeiros discursos "motivadores" que parecem ter sido escritos por alguém que venceu um câncer, mas na verdade é sobre perder alguns centímetros de barriga; tratam as pessoas "acima do peso" como preguiçosas e sem força de vontade; desfazem de qualquer tipo de corpo que não seja definido e/ou magérrimo, etc.