05/05/2013

DIY: Ímãs de Tampinha

Já comentei aqui no blog que uma das minhas maiores frustrações é não ter habilidades manuais. Só não digo que tenho duas mãos esquerdas porque minha mão esquerda bate todos os recordes de descoordenação. Isso me incomoda muito porque me dificulta fazer coisas simples do dia a dia, como cozinhar e até mesmo mexer nas vidrarias de laboratório nas aulas práticas da faculdade. Além do mais, essa falta de coordenação motora me impede de tentar alguns dos tantos DIYs maravilhosos que encontramos na Internet, especialmente no tal do Pinterest.

Quem aí já quis repaginar um móvel, fazer uma almofada ou assar um cupcake e foi impedido pela falta de habilidade? Bem vindo ao clube, amigo. O que eu faço para resolver parte da minha frustração é investir em projetos fáceis e simples. Não adianta querer reformar uma cômoda do nada. Mesmo as pessoas mais habilidosas sentirão dificuldade se não tiverem prática. Comece aos poucos, como eu, fazendo uma ou outra coisa que tome pouco tempo, exija pouca habilidade e coordenação e também materiais simples, fáceis de achar, daqueles que a gente tem em casa. Afinal, você não quer comprar uma pistola de cola quente para usar uma vez e esquecer na gaveta, não é?

Os dois projetinhos de DIY que eu postei aqui no blog têm essas características. O primeiro foi um organizador de origami que só exige papel e alguma boa vontade. O segundo foi um pouco mais complicado, um mousepad de tecido, cujas instruções achei na Internet e adaptei para o que eu tinha em casa. Esses projetos têm algo em comum: reaproveitam materiais, ou seja, a matéria prima pode ser um pedaço de papel, um retalho de tecido ou um mousepad velho que iriam para o lixo. Não vou fazer discurso ambientalista aqui, vocês sabem que reduzir nosso lixo é bacana.

O projeto de hoje também tem todas essas características: é simples e rápido; não exige muita habilidade; reutiliza algo que iria para o lixo e não são necessários materiais mirabolantes, dá para fazer com o que tem em casa. Além disso, fica super charmoso. Como o título do post já contou, o DIY de hoje são ímãs feitos com tampinha de garrafa de vidro.


Material

  • tampinhas de garrafa de vidro de refrigerante, cerveja e até leite de coco
  • ímãs (tipo esses)
  • cola que pode ser tipo SuperBonder ou cola quente

Passo a Passo?

Acho que nem precisa de PAP, já que é bastante simples. Basta colar o ímã no verso da tampinha. Às vezes, seu ímã pode ser pequeno demais para a profundidade da tampinha, sendo necessário colocar alguma coisa entre eles, para que o ímã fique na altura certa. Daí, você inventa alguma coisa. Pode usar durepóxi, por exemplo.

No meu caso, eu usei tampinhas de refrigerante da Coca-Cola e da Itubaína Retrô e gostei do resultado, mas você pode pintá-las ou usar adesivos. Também já vi alguns DIYs em que a tampinha foi usada ao contrário e o interior foi pintado ou adesivado. No Pinterest, você encontra ideias muito bacanas, basta buscar por bottle cap magnets. O mesmo no Google Imagens.

Se você também já fez ímas com tampinhas ou fizer, me envie a foto!
.