06/03/2013

DIY: mouse pad de tecido

A tag DIY está longe de ser a mais usada no blog. Como eu já disse num outro post, adoro esses projetinhos de faça você mesmo, mas me falta habilidade manual. Ainda assim, vez ou outra, arrisco fazer alguma coisa, principalmente para reaproveitar o que eu já tenho em casa e dar uma economizada, além de evitar gerar mais lixo. Esse foi o caso do DIY de hoje.

Eu precisava de um mouse pad. Procurei alguns na Internet e não achei nada que me agradasse por um preço justo. Nas lojas físicas, então, nem comento. Daí que, nas férias, vi que o mouse pad que fica junto com nosso desktop antigo era bem desnecessário ali e resolvi "roubá-lo" para mim. Não era bonitinho nem nada, era um desses brindes de empresa de informática. Mas é para isso que serve contact, certo?

Eu amo contact! Eles servem para mil coisas e salvam mil objetos do lixo. O problema foi que cometi um erro bastante estúpido na hora de escolher a estampa para o mouse pad. Comprei um alaranjado e não é que o mouse não funcionava de jeito nenhum em cima dele? Não sei bem o motivo mas acredito que seja mesmo a cor porque testei sobre um contact azul e o mouse funcionou perfeitamente. Como já era de noite e não tinha como sair para comprar outro, acabei procurando alguma outra ideia na Internet. Foi aí que achei um DIY que ensinava como aplicar tecido no mouse pad, usando uma mistura de cola branca com água.

Pois bem, decidi improvisar. Eu não tinha cola branca nem nenhum retalho em casa. Usei cola em bastão torcendo para funcionar (e funcionou). Quanto ao tecido, decidi usar uma blusa velha que ia para o lixo pois estava bem deformada para ser doada. Como a blusa era pequena e cheia de frescurinhas (babados e detalhes), não consegui um retalho muito grande e decidi diminuir o mouse pad cortando-o redondo. No final das contas, foi super improvisado, mas ficou uma gracinha.

Acho que vocês já entenderam como funciona mas, de qualquer forma, vou tentar escrever um passo a passo.


Material

  • mousepad que você queira repaginar
  • tecido, que pode ser um retalho
  • cola branca ou em bastão
  • tesoura

Passo a passo

  1. Se você quiser mudar o formato do mouse pad, comece recortando-o no formato desejado com uma tesoura. Uma dica é desenhar na parte de baixo com um lápis para servir como um guia. No meu caso, eu fiz um círculo com um compasso. Lembre-se de cortar num tamanho pequeno o suficiente para ser coberto com o tecido que você tem mas grande o suficiente para movimentar o mouse sobre ele.
  2. Se o mouse pad é estampado ou muito escuro e o tecido foi muito claro, talvez seja necessário pintar a superfície antes de aplicar o tecido. Nesse caso, sinto muito, mas não sei qual o tipo de tinta usar, mas é só pesquisar no Google. Além do mais, você pode simplesmente usar um contact branco fosco. Nesses dois casos, não sei se a cola adere muito bem, é bom testar antes.
  3. Antes de aplicar o tecido, estique-o bem e teste se o mouse funciona sobre ele, para não cometer o mesmo erro que eu em relação ao contact.
  4. Passe uma camada de cola na superfície do mouse pad, com cuidado para não esquecer de nenhum pedacinho, especialmente nas bordas. Estique bem o tecido sobre ele, para o mouse poder deslizar direitinho. O retalho não precisa estar no mesmo formato do mouse pad.
  5. Coloque alguma coisa pesada sobre o mouse pad e deixe por algum tempo, quanto mais melhor.
  6. Depois, certifique-se de que o tecido aderiu. Caso contrário, tente novamente. É possível que ele não cole direitinho nas bordas, mas daí é só passar mais cola e repetir o processo.
  7. Por último, corte as rebarbas do tecido. Se quiser, passe um pouco de base de esmalte na borda para o tecido não desfiar.

Se alguém fizer esse DIY e quiser me enviar uma foto, vou adorar!
.