05/02/2013

O Meme Inflador de Ego

Por todos os blogs em que vi esse meme, o comentário geral é que todo mundo se sente um pouquinho especial ao respondê-lo por ter essa cara de entrevista. Afinal, quem não gosta de ser o centro das atenções por pelo menos um tempinho?

Pois bem, agora é a minha vez. A Anna me passou o meme e depois de duas promessas de postá-lo não cumpridas, finalmente cá estão as minhas respostas.

1. Como surgiu o nome do blog?
Sempre me fazem esse pergunta porque, vamos combinar, Sem Formol Não Alisa não é um nome comum. (Eu sei que essa pergunta não foi feita especificamente para mim, mas para todas as blogueiras que responderam e responderão esse meme, mas enfim, eu quis começar a resposta assim.)
Eu sempre tive uma certa dificuldade para escolher nome para os meus blogs - que já foram muitos. Passei pelo óbvio Blog da Dani e por uma porção de nomes cafoninhas em inglês. O último nome estrangeiro foi Capricious, que me agradava muitíssimo porque seus múltiplos significados (inconstante, excêntrico e caprichoso) me pareciam uma boa descrição de mim mesma. A certa altura, porém, eu já estava de saco cheio de ter que soletrá-lo e, principalmente, de negar qualquer inspiração na revista Capricho. Por fim, já querendo mudar de blog novamente, ouvi essa frase e num impulso, criei o Sem Formol Não Alisa com esse nome mesmo. Se não funcionasse, eu trocaria de endereço e nome, como sempre fazia. Mas não foi o caso. Me apeguei muitíssimo a esse nome excêntrico, que me ganha visitantes pela curiosidade que causa e que fica na memória das pessoas por ser tão incomum.

2. Há quanto tempo o blog existe?
Cinco anos completados em outubro do ano passado. Criei o blog em 2007, mas o transferi para o Blogger em 2009, por isso os arquivos não são completos.

3. Como você divulga o blog?
Antes das redes sociais, blogs eram divulgados blog a blog, por meio dos comentários e das trocas de links. Com o SF, ainda acontece muito isso e boa parte da origem de tráfego são os blogs amigos. Além disso, eu gosto de divulgar posts novos nas redes sociais, seja no meu twitter pessoal (@guedss) ou no perfil do blog (@semformol), seja no meu perfil do Facebook ou na fanpage.

4. Quais assuntos tem mais visualizações?
Posts sobre organização, administração do tempo e volta às aulas costumam ter muitas visualizações. 

5. O que te motivou a criar um blog?
Meu primeiro contato com blogs foi em 2002. Naquela época, ter um espaço na internet só seu era uma coisa muito louca já que não existiam redes sociais. Quando eu descobri o tal do blog, achei a ideia o máximo e decidi que precisava ter um. A princípio, estive muito perdida e realmente não sabia de que me servia aquela página, mas com o passar dos meses e anos, descobri mil e uma razões para mantê-lo: o blog é um espaço incrível onde posso me expressar, dar minhas opiniões, discutir tanto assuntos sérios quanto banalidades, compartilhar informações interessantes e outras nem tanto, exercitar um pouco a minha escrita e conhecer gente bacana. Essa não foi a motivação inicial, mas é o que me mantém fiel à blogosfera há dez anos.

6. Onde você mora?
No interior de São Paulo. Sou de São Joaquim da Barra e estou por aqui nas férias, feriados e vários finais de semana. Estudo em São Carlos e estou por lá no restante do ano.

7. Quais são os objetivos do blog?
O que escrevi logo ali em cima: ter um espaço para me expressar, opinar, discutir, conversar, conhecer gente nova, compartilhar informações e o que mais der vontade.

8. Quais blogs você visita frequentemente?
Acompanho todos os do blogroll, me esforçando ao máximo para ler tudo o que publicam, embora nem sempre dê. Assim como a Anna, e fazendo delas as minhas palavras, "não sou uma assídua comentadora em blogs alheios e me sinto mal com isso, mas a verdade é que me falta tempo e, em muitos casos, o que dizer".
Além desses blogs pessoais amor, sigo muitos outros blogs via feed/RSS, mas sou especialmente dedicada ao Vida Organizada, ao Just Lia e ao Um Sábado Qualquer.

9. O que te inspira a criar os posts?
Qualquer coisa pode virar post, a ideia pode surgir em qualquer situação, a qualquer momento. Por se tratar de um blog pessoal, a inspiração pode vir de qualquer lugar, mas é sempre algo relacionado à minha vida. Pode ser algo que me aconteceu, algo que li, algo que assisti, pode ser até mesmo alguém.

10. Qual sua idade?
22.

11. Além do blog, tem alguma outra ocupação? Se sim, qual?
Sou estudante. Faço engenharia ambiental na USP de São Carlos.

12. O que mais gosta de fazer nos finais de semana?
Curtir a preguiça, descansar, assistir a um filme ou a um episódio (ou vários) das séries que gosto, ler um livro ou uma revista, blogar e visitar os blogs que adoro. Acontece que minha semana é muito cansativa e tudo o que quero no final de semana é descansar mesmo. Infelizmente, meus finais de semana também são cansativos, por conta das viagens de ônibus para visitar meus pais, de algumas pendências que sempre sobram para esses dias, e de fazer boa parte da limpeza do meu apartamento nas tardes de domingo.

13. Gosta de café?
Gosto, mas prefiro cappuccino.

14. Pretende fazer algo para o blog em 2013?
Não tenho planos para o blog. Simplesmente quero mantê-lo ativo, postar sempre e continuo organizando algumas coisas que comecei a ajeitar no ano passado.


Bem, eu dei uma conferida para ver quem já respondeu, mas não consigo saber ao certo quem já foi indicado, né? Pois bem, repasso o meme para a Ana, a Lu, a Duda, a Laila, a Sarah, a Cih, a Nati, a Mari e a Giu, que está precisando postar, viu?

Até a próxima, pessoal!