11/01/2013

Receita: Bolo de Cenoura de Férias

Sou péssima na cozinha, apanho até para fritar ovo. Por isso mesmo, nunca imaginei que fosse postar uma receita aqui no blog. No geral, não cozinho. Se preciso, improviso alguma coisa. Pizza, panqueca e muito sanduíche. Também faço saladas, mas nada muito trabalhoso. A coisa mais complicada que faço é bolo e até julho do ano passado, só usando aquelas misturas prontas.

Pois bem, nas últimas férias, do nada, decidi fazer um bolo de cenoura como manda o figurino. Por sorte, tínhamos todos os ingredientes em casa. Googlei uma receita e em uma hora aquele cheirinho gostoso de bolo de cenoura invadiu a casa. Ficou (muito) gostoso, mas não posso dizer que foi um sucesso. Não sei bem qual foi o meu erro, mas o bolo absorveu toda a cobertura.

Nessas férias, resolvi fazer mais uma tentativa e não é que deu super certo? Por isso, decidi compartilhar a receita aqui. Espero que vocês gostem.


Ingredientes:

  • 3 cenouras médias cortadas em pedacinhos
    (muitas receitas mandam ralar, mas não há necessidade, só cortar bem pequenininho)
  • 4 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180°C, unte e polvilhe a forma. Eu usei uma assadeira alta, retangular, 33x23cm.

Para fazer a massa, primeiro, bata no liquidificador a cenoura, os ovos e o óleo. Depois, acrescente o açúcar e bata por 5 minutos. Transfira a mistura para a batedeira e adicione a farinha. Bata por mais alguns minutos, até obter uma massa bem homogênea. Por fim, acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher. Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Para saber se o bolo está pronto, é só enfiar um garfo na massa. Se o garfo sair limpo, prontinho! Se sair sujo, é bom deixar mais um tempinho no forno. Mas aposto que vocês sabiam disso, né?

Ingredientes da Cobertura:

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado)
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

A cobertura é fácil, basta adicionar os ingredientes a uma panela, levar ao fogo e misturar até obter uma calda. Cubra o bolo imediatamente, pois assim que a calda esfria, ela endurece.

Eu fiz com chocolate em pó, que fica menos doce (e enjoativo). Também esperei o bolo esfriar por cerca de 1 hora antes de fazer a cobertura, mas não sei se isso faz alguma diferença. Para ajudar a dar o ponto, adicionei também um pouquinho de leite, uma ou duas colheres de sopa.


Bom, gente, é isso. Quem sabe eu não inspire algum desajeitado como eu a se arriscar na cozinha um pouquinho? Bon appétit!
.