SEM FORMOL NÃO ALISA

03/01/13

Como ser a pessoa mais organizada do mundo

Ano novo, vida nova. É o que dizem por aí. Se uma das suas resoluções, objetivos ou simplesmente desejos para 2013 é ser uma pessoa mais organizada, acho que a internet pode ajudar muito.


Dia desses, navegando pelo Pinterest, encontrei um infográfico muito interessante, cujo nome também é título desse post. É claro que ele não contém nenhuma fórmula mágica da organização, que vá de fato te transformar na pessoa mais organizada do mundo, mas ele apresenta dicas muito bacanas para tornar a sua vida mais organizada de maneira geral.

Como a imagem é muito grande, não vou anexá-la ao post. Vocês podem acessá-la através desse link. O texto está em inglês, mas se você tiver uma noção básica, com a ajuda do Google Tradutor, dá para entender numa boa.

Gostei muito de reconhecer muitas das minhas práticas na lista. Tanto que decidi contar para vocês o que e como eu faço, afinal, pode ser que ajude alguém.

Computador

  • Mantenho o desktop organizado e minimalista.
    • Não uso nenhum programa que organize automaticamente, como sugere o infográfico, mas estou constantemente revisando os ícones e conferindo se há algum atalho pouco usado que possa ser removido.
    • Uso apenas um dock com os atalhos mais importantes, mas não abro mão da barra de ferramentas do Windows. (Uso Windows 7, à propósito.)
    • Nunca deixo nenhum arquivo no desktop. Tenho uma pasta, dentro de Meus Documentos, justamente para guardar arquivos temporários.
    • Em 2011, escrevi um post com dicas para organizar o desktop. Hoje, minha área de trabalho é ainda mais organizada e devo isso ao minimalismo. Se vocês quiserem, posso escrever um novo post a respeito.
  • Mantenho todos os meus arquivos em uma única pasta - a pasta do usuário do Windows.
  • Uso o DropBox.
    • Ele é fundamental. Além de poder acessar meus arquivos mais importantes em qualquer computador e no celular, também compartilho pastas com os colegas de faculdade, o que facilita muito o intercâmbio de arquivos importantes.
  • Uso o Gmail.
    • Não preciso de todo o armazenamento que ele fornece, mas ele possui ferramentas que me são muito úteis. Uso filtros, pastas e labels para fazer a triagem dos e-mails.
    • Esvazio minha caixa de entrada no mínimo uma vez por dia e isso faz uma diferença gigantesca.
  • Faço to do lists/listas de tarefas.
    • O infográfico sugere ferramentas para fazer suas listas online, mas eu prefiro o bom e velho papel. Na verdade, essa é uma questão de preferência e o melhor sistema é aquele que funciona para você. O importante é anotar tudo.
  • Separo os perfis que sigo no Twitter em listas.
    • Desde que criei as listas, tiro maior proveito do site, pois consigo visualizar apenas os tweets de quem eu quero em determinado momento. As listas não precisam ser públicas se você não quiser. As minhas não são. (Leia mais aqui.)
  • Uso RSS/Feed.
    • Sem comentários, é a melhor invenção da Internet.
  • Uso Google Reader no computador e no celular.
    • É a segunda melhor invenção da Internet. O GReader é um ótimo leitor de feeds. Sei que ele tem muitas funcionalidades, mas não conheço muitas. Basicamente, o que mais gosto é poder dividir os feeds em categorias. Não fosse assim, eu iria enlouquecer com a quantidade de blogs e sites que acompanho. Além disso, uso o aplicativo no celular, o que é muito útil.
    • Outra ferramenta que uso muito em conjunto com o GReader é o Pocket. O que faço é passar rapidamente pelas publicações e ir salvando no Pocket aquilo que eu realmente vou ler, para fazê-lo quando eu tiver tempo ou vontade.

Casa

  • Tirei a TV do quarto.
    • Isso foi recente. Aliás, foi logo depois de ler o infográfico. No meu apartamento, a TV fica na sala, é claro. Mas aqui na casa joaquinense, tínhamos uma televisão sobrando que foi para o meu quarto. Já fazia algum tempo que eu não a ligava, então o infográfico só deu um empurrãozinho.
  • Tento guardar tudo em caixas, cestinhas e organizadores.
    • Uma das principais regras de organização é: cada coisa tem que ter seu lugar.
  • Organizo verticalmente.
    • Uso muitos ganchinhos, que são ótimos para livrar as superfícies e otimizar o aproveitamento do espaço.
  • Uso recipientes transparentes e com etiquetas para alimentos.
    • Recipientes transparentes são bons para identificar fácil o conteúdo e saber a quantidade que se tem - o que evita corridas de última hora ao supermercado.
    • As etiquetas são fundamentais para não confundir açúcar com sal, por exemplo, e para anotar a data de validade dos alimentos, ou quando foi aberta uma determinada embalagem.
  • Uso uma lata para colocar os utensílios de cozinha.
    • Com isso, ganhei espaço nas minhas pequenas gavetas.
  • Deixo produtos de higiene extras (papel higiênico, sabonete, etc) sempre à mão, no próprio banheiro.

Área de trabalho

  • Destralho a escrivaninha com frequência.
  • Uso um filtro de linha.
    • No meu apartamento, além de haver poucas tomadas, elas são relativamente distantes da minha escrivaninha. Com o filtro de linha ligado na tomada mais próxima, além de multiplicar minhas tomadas, mantenho tudo organizado.

Apps para organizar a vida

  • Uso um aplicativo para controlar o fluxo de dinheiro.

Pois é, gente, é isso. Essas são apenas algumas dicas do infográfico. Vale a pena lê-lo porque tem muita coisa bacana. E é claro que é possível fazer muito mais para organizar sua vida no computador, sua casa e sua área de trabalho, bem como existem centenas de outros apps que podem ajudar.

Espero que vocês tenham curtido o primeiro post de 2013. Não se esqueçam de opinar nos comentários e me falem o que mais vocês querem ler por aqui. Até mais!
.

13 comentários:

  1. Menina, esse post foi uma mão na roda. Adorei as dicas e já tô dando uma olhada em todas para ver quais posso aderir.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Dia desses arrumei a cabeceira da cama, era uma bagunça só. Até minha pilha de livros foi organizada, na ordem daquilo que lerei ao longo do ano.
    Não me considero desorganizada, mas confesso que sou vencida pelo cansaço. E a ordem, assim, não se estabelece. Mas eu tento.
    Bom 2013 para você. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. adoro suas dicas de organização! eu sou uma pessoa extremamente organizada - e acho que de natureza - daí eu sempre vou lendo fico pensando "verdade, tem que fazer isso mesmo" rs

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Vou tentar aplicar algumas. Agora, nunca me acertei muito bem com o RSS/Feed. Sei lá, são tantas opções que me perco um pouco ;-;
    E algumas coisas (como a to do list e as coisas financeiras) eu prefiro o bom e velho papel, tenho uma agenda, um bloco de notas e um caderninho de anotações esse ano.
    Beijos, adorei o visual novo do blog! *-*

    ResponderExcluir
  5. São pequenos detalhes que fazem toda diferença. Tb sou organizada em várias coisas.
    Tb gosto de caixas para guardar minhas coisas, guardo sapatos em caixas identificados pelo modelo e mesmo no computador, tb uso poucas pastas, a de música dividi em mp3 nacional e internacional e dentro delas, subdividi por artista. Fica ótimo porque ouço o artista que eu gosto, na hora que eu quero.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Encontrei uma dica ótima hoje! Aqui ela http://www.morandosozinha.com.br/2013/01/caderninhos-das-leitoras.html
    Como já tinha planilhas e tenho uma agenda, não vou fazer num caderno, mas, gostei e estou aderindo a ideia (do meu jeito, claro).
    Adorei as dicas. Organizar sempre é bom.* :)

    ResponderExcluir
  8. Vou dar uma olhadinha no infografico em casa... :)
    Sabe um tempo atrás eu achava que era muito desorganizada, mas acho que não sou tanta assim... o meu problema é que eu canso rápido demais, exaustão mesmo e daí muitas coisas não colocadas em prática no devido momento rsrs

    :*

    obs: adorei o jeito que esta o nome do blog, de todos os layouts que vi, esse é o que eu gostei mais :D parabens!

    ResponderExcluir
  9. oi adore seu blog ja to te seguindo, pode retribuir http://coffeein-paris.blogspot.com.br/

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do post, seguirei algumas dicas! (: Beijo

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani, muito bem explicadas as dicas... Adorei! É muito bom ler dicas sobre organização pra gente nunca se esquecer que podemos viver mais leves. Já corri e deletei um monte de coisas no desktop. Ficou limpinho e vou tentar conservar assim... Dá canseira olhá-lo com muita coisa...

    Estou fazendo posts ,organizando meu escritorio.. Será uma tarefa dificil, mas vou chegar lá. Estava um Deus nos acuda...

    Agora vou la ver o tal do Infográfico.. .Beijos e fique com Deus

    Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir
  12. Eu aprendi a usar um caderno de organização como uma caixa de entrada, porque não confio mais na minha memória.

    E também uso o Evernote para centralizar ações como mestrado, blog, vida pessoal, projetos, dados pessoais. Resolvi me impôr essa rotina de usar o Evernote para acabar com a bagunça e a tonelada de links favoritos que eu nunca achava no browser.

    Mas também sigo algumas coisas que li acima. Por exemplo, TV não fica no quarto. Lugar dela é na sala. Meu desktop não tem arquivo, apenas atalhos e todos os arquivos estão na pasta de usuário do Windows. Instalei o Evernote no celular também, para que eu não relaxe com a organização.

    =D

    ResponderExcluir
  13. Olá, definitivamente eu preciso dar um jeito no meu desktop e na minha escrivaninha, recentemente, eu finalmente coloquei prateleiras na parede, resultado? Ao invés de melhorar meu espaço, enchi de tralhas, amo artigos de papelaria de deixo muita coisa desncessário na mesa, na escrivaninha ...! D:

    ;*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir