15/12/2012

Não confio em comentários cretinos no Facebook

Há algum tempo atrás, a página Não Confio no Facebook publicou a seguinte imagem:


Li, achei bacana, me identifiquei e compartilhei. Não que eu não confie em gente que se acha inteligente por não ver novela. Não levo a frase tão assim ao pé da letra. Compartilhei porque não concordo com esse preconceito bobo de que não se pode assistir novela para ser uma pessoa inteligente.

Não sei bem o motivo, inventei de ler os comentários. A pior merda que você faz é ler comentário de imagem de página do Facebook, principalmente dessas páginas com muitos likes e muitos compartilhamentos. A imensa maioria do que se escreve por lá é lixo. Mas, enfim, encontrei um desses comentários cretinos. "Não confio na capacidade intelectual de quem vê novela", dizia um cara metido.

Como eu já disse, discordo totalmente desse preconceito com quem assiste novela. O comentário desse cara me deixou tão incomodada que perdi algum tempo bolando uma resposta, que não veio. Achei melhor não discutir com esse tipo de gente. Para "desabafar", preferi expor minha opinião aqui no blog, de cujos leitores confio plenamente na capacidade intelectual e, principalmente, na capacidade de compreender a minha opinião - mesmo que não se concorde com ela.

Sempre que se fala nesse assunto, tem alguém que vem com aquele discurso de que as novelas manipulam e alienam a população. Eu não discordo totalmente, entendo que a TV influencia, sim, o pensamento das pessoas e que as novelas são grandes responsáveis por isso. Agora, dizer que toda e qualquer pessoa que assiste novela é alienada (ou burra mesmo) é um tremendo erro. Meus caros, acreditem, existem pessoas com senso crítico. Acredito, inclusive, que as pessoas estão cada vez mais críticas com o que assistem. Ou talvez é a maior facilidade de comunicação que está deixando claro o que a população quer ou não ver na TV.

De qualquer forma, acredito que ser inteligente não é deixar de ver novela por medo de se tornar menos culto, intelectualizado ou inteligente. Pelo contrário! Inteligente é aquele que não vê problema algum em assistir TV - novelas ou qualquer tipo de programa - porque é crítico o suficiente para absorver apenas aquilo que lhe interessa e acrescenta. Além do mais, gente, precisamos de algum entretenimento também. A vida não é feita somente de adquirir cultura. Podemos ver TV, perder umas horinhas na Internet ou ler um livro ou revista simplesmente pela diversão.
.