04/10/2012

O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 4


Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga?
Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?

Não! Pelo contrário: costumo ter preconceito com livros que todos estão lendo e best sellers em geral. Isso não significa que eu não leia livros que estejam na "moda" e best sellers, mas só os leio quando eles realmente me atraem por algum motivo ou me são dados. Muitas vezes, os leio depois de toda euforia ter passado, evitando que a opinião alheia me influencie na leitura.

Às vezes, me surpreendo positivamente com best sellers e livros da moda. Foi o caso da série Harry Potter. Li o primeiro livro no colégio (na 5ª série) porque era a leitura obrigatória do bimestre. A princípio, não gostei do livro. Já havia lido na Internet de que já era um fenômeno no mundo todo e já havia torcido o nariz desde a capa. Mesmo curtindo a leitura, eu me forçava a não gostar porque era modinha. No bimestre seguinte, a professora nos fez ler o segundo livro da série. Aí não teve jeito: eu me apaixonei. Li os demais livros por vontade própria, assisti aos filmes (os quais eu criticava ferozmente), comprei álbum de figurinha, botei pôster na parede e passei a procurar tudo o que podia sobre o assunto. Não vou me demorar aqui tentando explicar porque HP é tão mágico e arrebata multidões. Só queria lembrar - talvez para mim mesma - que os livros da moda e os best sellers podem ser bons, sim. E se todo o alvoroço incomoda - como incomoda a mim - é só esperar para ler no futuro.
.