03/10/2012

O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 3


Dia 03 – Como você escolhe seus livros?
Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.

Está aí uma pergunta difícil de responder, porque eu não tenho um critério definido. Acho que cada livro que eu leio tem uma história diferente no sentido de como ele chegou às minhas mãos.

Às vezes leio um livro só pelo autor mesmo. Quero ler todos os livros do Chico simplesmente porque ele é o meu maior ídolo e escreve muito bem. Além do mais, ele tem poucos livros publicados, ou seja, não será trabalhoso ler tudo. Também gosto muito de Machado de Assis e leria um livro dele simplesmente por ser dele, sem nenhum outro motivo, sem nem saber do que se trata. Quando leio um livro de determinado autor pela primeira vez e gosto muito, fico tentada a ler tudo o que ele escreveu, mas como leio pouco (por falta de tempo e pura preguiça mesmo, shame on me), nem sempre leio mais coisas daquele autor.

Gosto muito de crônicas e contos, então tendo a procurar livros desse tipo para ler. Raramente procuro romances, esses costumam chegar a mim de outras maneiras. Pode ser por ter lido a sinopse e achado a história interessante, pode ser por indicação de algum amigo ou blogueiro, pode ser por ter ganhado de alguém. Também gosto de livros de segunda mão, porque acho uma pena comprar um livro e largá-lo na estante, gosto de repassar os meus e pegar livros "usados" para ler. Com isso, acabei lendo muitos livros que me foram dados, sem que eu os tivesse escolhido. Por fim, também escolho livros pela capa e pelo título. Quem nunca?
.