01/10/2012

O Meme Literário de um Mês 2012: Dia 1


Vou começar esse post confessando que sempre quis participar d'O Meme Literário de um Mês do blog Happy Batatinha, mas acontece que sempre rola uma preguiça imensa de postar diariamente, temo mudar muito o "formato" do blog e sempre me lembro do meme lá pelo meio de outubro, e fico com preguiça de correr atrás do atraso. De qualquer forma, esse ano decidi participar e como manda o figurino: vou vir aqui diariamente para responder à pergunta do dia proposta pela Batatinha nesse post.

Dia 01 – Que livro você está lendo? 
Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Estou lendo A Ferro e Fogo (Warren Dean). O livro trata da "história e a devastação da Mata Atlântica Brasileira", como diz o seu subtítulo. Em linhas gerais, o autor se propõe a contar a "história" da floresta, ao contrário do que fazem os historiadores tradicionais que veem as florestas como cenários, mas nunca personagens da história.

Na verdade, eu o estou relendo. Comprei no primeiro ano de faculdade, indicado por uma professora e acabei o odiando logo de cara. O autor é meio romântico na sua forma de falar da floresta, floreia demais no texto e acaba sendo pouquíssimo objetivo. Assim, abandonei a leitura logo nas primeiras páginas e após várias tentativas frustradas de o reler, estou tentando novamente. Comecei nessa sexta-feira, mas não consegui ler uma única página no sábado e no domingo, portanto ainda estou na página 26. Estou esperançosa de que, uma vez dada essa chance ao livro, eu posso passar a gostar dele e absorver algumas informações interessantes a respeito da história do meio ambiente brasileiro.
.