28/10/2012

Meme Literário de um Mês: Meus Hábitos Literários

Esse post seria parte do Meme Literário de um Mês, se eu não tivesse gostado tanto da ideia e decidisse escrever num post separado.

Acredito que todos vocês estão familiarizados com o Meme Literário de um Mês, que me tem feito postar quase diariamente. Pois bem, uma das perguntas do meme é citar alguns hábitos literários seus, inspirado nesses dois posts da Batatinha: lista 1 e a lista 2.

Eis minha lista. Fiquem à vontade para roubar a ideia (já roubada) e fazer a de vocês também. E comentem aí, quais são os seus hábitos literários?


  1. Às vezes, quando pego um livro novo para ler, vou até a última página e leio a última frase. (Às vezes, descubro o final, mas nem ligo. Na maioria das vezes, porém, a última frase é vaga e só me deixa mais curiosa.)
  2. Quando termino um livro, encaro a contracapa por alguns minutos. Não sei se isso me ajuda a "absorver" o que acabei de ler - no caso de livros mais densos - ou me ajuda a "voltar à realidade", mas simplesmente não consigo acabar de ler um livro, levantar e ir fazer outra coisa.
  3. Adoraria aproveitar as muitas horas que passo dentro de ônibus para ler, mas não consigo, passo mal.
  4. Não sou muito de e-books, prefiro os bons e velhos livros de papel. Mas acho que eu não teria problemas para ler em um ereader ou tablet, visto que vivo lendo textos mais curtos no meu celular.
  5. Não costumo frequentar bibliotecas.
  6. Adoro livro surrado, velho, com as páginas amareladas. Livro com história, sabe? Por isso gosto muito de fazer trocas no Livra Livro e adoraria visitar mais sebos.
  7. Não gosto de guardar livros. Acho um desperdício deixar livro acumulando poeira na estante. Troco ou doo, quero meus livros por aí, divertindo e fazendo diferença na vida das outras pessoas também.
  8. Eu não sou de ler muito, mas quando começo um livro, tento ir até o fim. Dificilmente abandono uma leitura.
  9. Não leio autoajuda e livro religioso por nada nesse mundo.
  10. No caso de filmes baseados em livros, prefiro ler o livro antes de assistir ao filme. Se assisto ao filme antes, sofro horrores para ler o livro já que a história se desenvolve muito mais rápido no filme e fico ansiosa lendo.
  11. Tenho preconceito com best-sellers.
  12. Escolho os livros que vou ler aleatoriamente.
  13. Já li mais. Hoje, não consigo ficar lendo durante muito tempo. O maior problema é, sem dúvidas, a minha dificuldade em encontrar um local e uma posição confortável. Tipo assim:

 .