17/10/2012

DIY: organizando gavetas com origami

Organizar gaveta é mesmo um saco. Em geral, dá vontade de jogar tudo lá dentro de qualquer jeito e deixar por isso mesmo. Quem não tem uma gaveta assim? Ou várias? Quantas vezes não arrumamos tudo e depois de uma semana o caos volta a reinar? Gavetas são complicadas porque nem sempre têm o tamanho ideal para comportar aquilo que queremos colocar dentro delas e o movimento de abrir e fechar faz com que o conteúdo dela escorregue. Sendo assim, em geral, a melhor opção para organizar gavetas é compartimentar, ou seja, usar divisórias para criar compartimentos.

Podemos optar por organizadores e divisórias vendidos em lojas de utilidades domésticas e de material de escritório, mas podemos também usar embalagens vazias e outros produtos alternativos. O post de hoje é sobre uma dessas alternativas: organizadores de gaveta feitos de papel.
Eu não sou boa com trabalhos manuais. Aliás, sou um desastre. Já fiquei com vontade de fazer vários DIYs e desisti porque sabia que não ia dar conta, mas esse é tão fácil (e tão rápido) que qualquer um pode fazer. São organizadores de origami, que você pode fazer com qualquer pedaço de papel.

Tutorial do blog ModCloth.
Fácil, não é? Eu ia traduzir as instruções, mas mudei de ideia porque acho que as imagens deixam tudo bem claro. A primeira caixinha sai meio desengonçada mas com o tempo a gente pega o jeito.

Fiz algumas com folhas de revista para treinar e o efeito é bem legal, principalmente se as folhas forem bem coloridas. Acredito que você pode usar papéis coloridos e bonitinhos, se quiser, tipo papel para origami mesmo ou scrapbook.

Para organizar a gaveta da minha escrivaninha, fiz algumas com folha de almaço (as folhas estavam amassadas e com carimbo da USP e eu sabia que não ia usar para nada senão rascunho). Além dos organizadores de papel, também usei duas caixinhas de plástico que vem no Sanduba Perdigão (me julguem). Eu deveria ter tirado uma foto do "antes" para comparar, mas nem pensei isso na época. Hoje, minha gaveta organizada está assim:


Bom, gente, é isso. Queria compartilhar com vocês essa ideia tão simples e, quem sabe, inspirá-los a organizar suas gavetas também. Não é preciso ter uma gaveta impecável, organizadíssima, estilo Martha (diva) Stewart da vida. Organização significa praticidade, precisa funcionar. Essa configuração da gaveta funciona para mim e faz parte de todo um "sistema", e facilita a minha vida quando estou na escrivaninha. Afinal, passo boa parte dos meus dias aqui, seja me matando de estudar, fazendo trabalhos, relatórios e afins, ou escrevendo para vocês.

Se vocês procurarem na Internet, devem achar mais organizadores feitos de origami, com PAPs bem mais complicados. E se fuçarem nas embalagens que têm em casa, podem achar coisas interessantes. Eu não tenho muitas gavetas no apartamento, mas posso mostrar para vocês como eu as organizo também. Se vocês tiverem interesse, posso postar sobre a minha escrivaninha, o meu cantinho quase home office. Enfim, perguntem, peçam, questionem, comentem. E até um próximo post!
.