22/05/2012

Morar sozinha: como limpar o microondas

Quando a gente vai morar sozinho, aprende muitas coisas. Uma delas é que as coisas não são autolimpantes.

Aos poucos, no entanto, fui me descobrindo uma boa faxineira. Posso não ter um talento nato para isso, posso não ser forte para esfregar com vigor qualquer coisa muito suja, mas estou disposta a aprender e não tenho desculpas, já que tenho uma fonte imensa de informação: a internet. Sempre que tenho uma dúvida ou uma dificuldade com a limpeza de algo no apartamento, recorro ao Google. Agora também criei o hábito de ler matérias e posts sobre o assunto e tenho aprendido muita coisa. Além disso, eu coloco a mão na massa, testo as dicas e "crio" meus próprios métodos baseado no que li e mesmo no que outras pessoas mais experientes me ensinaram.

Foi assim que cheguei ao método que uso para limpar meu microondas. Aproveitei que meu aparelho estava bem "porquinho" para fotografar o passo a passo e dividir com vocês. Espero que seja útil.

ANTES

Primeiramente, coloque um recipiente com água no microondas e aqueça em potência alta por cerca de 5 minutos. Certifique-se de que o recipiente pode ir ao microondas. Você também pode adicionar à água algumas gotinhas de detergente ou algumas rodelas de limão, para potencializar a limpeza. Uma solução 1:1 de água com vinagre branco de álcool também funciona e ainda ajuda a tirar qualquer cheio ruim do aparelho.

Depois desses 5 minutos, o vapor terá tomado conta do equipamento. É este vapor que amolecerá a sujeira e facilitará a limpeza. Aguarde de 5 a 15 minutos para esfriar. Em seguida, é só retirar o prato e limpar o aparelho por dentro com uma bucha ou pano. Caso esteja bastante sujo, pode usar uma bucha úmida com detergente. Depois, seque.

O prato do microondas pode ser lavado como um prato comum, com água, buchinha e detergente. Depois de secá-lo bem, é só devolvê-lo para o microondas e pronto.

DEPOIS
.