27/01/2012

12 dicas para a volta às aulas

As minhas aulas só recomeçam no dia 27 de fevereiro, mas sei que tem muita gente que retorna à escola ou à faculdade já na semana que vem. Como eu sempre me empolguei com a volta às aulas na época do colégio, decidi tornar o assunto uma tag fixa do blog e falar um pouco a respeito dele nas próximas semanas.

Hoje vou fazer a tia Dani e dar dicas para um retorno às aulas mais organizado e produtivo. Que tal?

Crédito: 500px.com

1. Reacostume-se a acordar cedo

Nas férias, tendemos a dormir mais tarde e, consequentemente, a acordar mais tarde também. Por isso mesmo, levantar da cama nas primeiras semanas de aula costuma ser um suplício. Para evitar isso, procure ir acordando gradativamente mais cedo nos últimos dias de férias, até chegar no horário ideal.

2. Organize e compre seu material com antecedência

Mesmo que, às vezes, tenhamos que esperar as aulas começarem para saber o que comprar, algumas coisas são essenciais e podem ser providenciadas com antecedência. O quanto antes, verifique seu material do ano anterior, confira o que precisa ser comprado e faça uma lista de compras. Se você usa mochila e/ou fichário e/ou estojo, confira o estado deles, veja o que precisa ser lavado, consertado, reformado ou trocado e o faça o quanto antes. Teste suas canetas e marca-textos, jogue fora o que não funciona e, caso não queira mais algo que ainda funcione, dê para alguém ou reforme. Papel contact ou washi tape podem dar uma cara nova a uma caneta sem graça. Aponte seus lápis, recarregue suas lapiseiras e lave suas borrachas.

3. Organize o material do ano anterior

Se você ainda não o fez, aproveite o final das férias ou o começo das aulas, enquanto sua rotina ainda está tranquila. O ideal mesmo é organizar o material ao fim do ano/semestre/período. Não acumule papéis desnecessários, jogue fora aquilo que não tem mais utilidade. Se houver folhas com verso ou pedaços em branco, reaproveite para anotações. O que valer a pena guardar, você pode arquivar em uma pasta ou caixa. Digitalizar também é uma boa ideia. Livros que não lhe serão mais úteis podem ser doados ou vendidos.

4. Economize

Material escolar em janeiro e fevereiro custa muito caro, isso é um fato. Mas sempre podemos economizar.
  • A princípio, procure comprar apenas o necessário, já que, a partir de abril, os preços costumam cair.
  • Sempre pesquise no maior número de lojas possível porque os preços costumam variar muito.
  • Evite trocar sempre de mochila e estojo. Se estiverem em bom estado, continue usando-os. Se tiver algum tipo de rasgo ou defeito, confira se não é possível consertá-lo.
  • Aproveite retalhos de papel e versos de folha em branco para anotações e pequenos recados.
  • Se você usa caderno, é provável que ao fim do ano/semestre/período, ele ainda tenha folhas em branco. Recupere-as. Você pode retirar o espiral, arquivar as folhas com anotações importantes, jogar fora aquilo que é inútil e separar as folhas em branco para uso. Se você juntar muitas folhas, pode até colocar um espiral novo, ou mandar encadernar, e fazer um novo caderno.
  • Compre em atacado quando for possível. Algumas lojas vendem caixas com grandes quantidades de canetas, borrachas, lápis, etc. Você pode estocar ou mesmo comprar com outras pessoas, dividindo o preço e o conteúdo.
  • Se você usa usa lapiseira e suas pontas duram pouco porque quebram toda hora, procure trocá-la por uma de diâmetro maior. Por exemplo, se você usa 0.5mm, experimente 0.7mm.

5. Use uma agenda

Ela é fundamental para se manter organizado. Mas, para isso, você tem que se dispor a usá-la diariamente. Existem vários tipos de agenda no mercado e várias formas de se organizar, você deve ir tentando até achar o que funciona melhor para você. Eu adotei um sistema parecido com o a Thais Godinho, do Vida Organizada. É super funcional, dêem uma olhada lá.

6. Use marcadores de página adesivos / flags

Desses transparentes, com uma colinha fraquinha tipo de post-it, que te permite colar e retirar quando quiser, sem danificar o papel. São tipo esses aqui. Eles são ótimos para marcar páginas importantes nos livros, sem danificá-los.

7. Matéria dada é matéria estudada

Meu professor de ciências da 5ª série disse isso no primeiro dia de aula que me deu na vida. Nunca mais esqueci. É um fato: se você tiver disciplina e estudar todos os dias o que foi ensinado na aula, absorverá o conteúdo com maior facilidade e não precisará se matar de estudar na véspera das provas. Eu sei que é difícil, eu mesma não consigo, principalmente na faculdade. Mas tente. Se não conseguir, procure, pelo menos, estudar com antecedência e evitar a correria e o desespero da véspera.

8. Faça trabalhos, relatórios e tarefas com antecedência

Tem gente que trabalha bem sob pressão, mas acredito que a maioria não. Se organize para fazer seus trabalhos, relatórios e tarefas para casa com antecedência. Assim, você terá mais tempo para fazê-lo, se estressará menos e o resultado final será melhor do que um trabalho feito às pressas.

9. Use a técnica de pomodoro

Já falei dela aqui no blog, é uma ótima técnica para administrar seu tempo e funciona muito bem para fazer trabalhos e estudar para provas.

10. Arrume seu cantinho de estudos

Nada melhor que ter um cantinho para estudar. Faça dele o lugar mais confortável possível. Dê preferência para lugares bem iluminados e bem ventilados, como próximo à janela. Se você estuda muito à noite, considere comprar uma luminária. Tenha uma boa cadeira e uma mesa ou escrivaninha na altura certa. Não encha o tampo de bagunça, deixe o mais clean possível, com mais espaço para você distribuir os livros e cadernos na hora de estudar. Vale também decorar com alguma coisa que te agrade, que te faça feliz: um quadro bonito, um mural de fotos - que você pode aproveitar para colocar lembretes -, um vaso, um enfeite, qualquer coisa.

11. Prepare-se na noite anterior

Tudo o que puder ser feito na noite anterior, deve ser feito para deixar a manhã tranquila. Verifique os compromissos para o dia seguinte, separe a roupa que vai usar e arrume sua mochila. Assim, você não terá que se preocupar com essas coisas na manhã seguinte e pode até dormir um pouquinho mais.

12. Use roupas confortáveis e maneire na "patricisse"

Não adianta ir todo "emperiquitado" (como diz minha mãe) para o colégio ou a faculdade. Vista-se da forma mais confortável possível: roupas leves e fresquinhas no verão, roupas quentinhas e aconchegantes no inverno. E meninas, peloamordedeus, não usem salto! Não há nada mais desconfortável e inadequado para estudar. Também maneirem na "patricisse". Não é legal e não é o momento. Colégio/faculdade não é concurso de beleza. O mesmo vale para a maquiagem: leve, levíssima, quase nada (ou nada).
.