09/12/2011

12 Metas para cumprir antes de 2012

Minhas férias começaram, na prática, hoje pela manhã quando enviei meu último trabalho. Nem preciso comentar aqui o quanto eu estava ansiosa, como todo mundo. Como sempre, fiz muitos planos e pretendo colocar tudo o que puder em prática. Felizmente, minhas férias são longas. São 80 dias. Porém, administrar muito tempo e muitos planos também não é fácil. No ano passado, depois de curtir preguiçosas férias de julho, consegui fazer muito do que queria no final e começo de ano. Mas, ainda assim, minhas férias de verão não renderam tanto quanto podiam. Julho desse ano também foi produtivo. Agora, pretendo otimizar meu tempo livre e aproveitá-lo da melhor maneira possível. E esse post é para compartilhar com vocês um pouco do meu planejamento de férias.

Decidi dividir esses 80 dias em três períodos. O primeiro é dezembro, de hoje, dia 9, até dia 31. O segundo é janeiro, o mês todo. E o último é fevereiro, do dia 1 ao dia 26, meu último dia de férias. Vou falar sobre dezembro hoje.

Dezembro, como vocês já leram por aqui, não é um dos meus meses favoritos. Pretendo usá-lo basicamente para descansar e me organizar aqui em São Joaquim. Também aproveitarei as festas de final de ano para rever a família, curtir mais o namorado e, quem sabe, me encontrar com a cúpula do mal. Também tenho algumas metas um tanto quanto aleatórias, nem tão relacionadas às férias em si. Finalmente, devo dizer que esse post do Vida Organizada inspirou um pouco as minhas decisões. Resolvi fazer uma listinha aqui com meus planos e metas para dezembro. É uma forma de me incentivar a cumpri-las e talvez inspirá-los a fazer o mesmo.


1. Organizar meu quarto.
Isso já é uma tradição de dezembro para mim. Todo ano aproveito o começo das férias para destralhar e organizar. Desde que fui para São Carlos, isso se tornou obrigatoriedade no começo de todas as minhas férias (inclusive as curtinhas de julho) e até em alguns feriados mais longos. Acontece que, comigo fora daqui, meu quarto vira depósito. Aí já viu, né, uma bagunça!
Meta cumprida no dia 12.

2. Separar roupas e sapatos para doação. 
Eis aí outro hábito meu. Estou sempre de olho no meu guarda-roupa separando o que não uso mais para doação. Nas férias, aproveito a arrumação do quarto para dar mais uma checadinha no meu armário e doar mais alguma coisa. 
Meta cumprida no dia 12.

3. Organizar a cozinha. 
Essa é complicada. Pretendo tirar uma tarde para organizar os armários da cozinha da minha mãe, já que ela sempre diz que eu sou ótima nisso. Acho super chato e trabalhoso fazer isso aqui em casa. Definitivamente, prefiro cuidar da minha micro-cozinha lá de São Carlos. Ainda assim, pretendo fazê-lo. Primeiro para agradar minha velhinha, né? Segundo porque me irrito muito com bagunça. E terceiro porque, com as festinhas de final de ano, não dá para fazer mil comidas e enfiar mãe, tias e avó em um ambiente bagunçado. Seria um caos!
Meta cumprida no dia 23.

4. Arrumação geral antes do natal. 
Pretendo chamar a dona mãe para fazer uma limpeza geralzona e colocar tudo no lugar antes das festas de final de ano. Ninguém merece receber gente em casa bagunçada, né? 
Meta cumprida no dia 24.

5. Terminar um livro. 
Minhas leituras estão muito prejudicadas por causa da faculdade. Não encontro tempo, nem paciência, nem vontade de ler meus livros. Acabo lendo só as coisas da faculdade, blogs e revistas. Comecei um livro de crônicas da Martha Medeiros e pretendo terminá-lo até dia 31. Se tudo der certo, venho falar dele aqui ainda esse mês ou no começo de janeiro. E começo um novo livro para a listinha de janeiro. 
Meta cumprida no dia 21.

6. Diminuir minha listinha de filmes gravados. 
Tenho filmes que gravei há meses que ainda não tive tempo de assistir. Pretendo ver parte deles esse mês para começar a gravar e assistir outros, sem entulhar o HD. Além disso, tenho alguns filmes para fazer o primeiro-damo assistir (tadinho) e pretendo diminuir essa listinha também. 
Meta cumprida no dia 30.

7. Encontrar a cúpula do mal. 
Porque eu sinto saudade daquelas duas pestes e nós nunca conseguimos nos encontrar. 
Meta cumprida no dia 27.

8. Organizar meu desktop. 
Primeiro, preciso colocar tudo o que está jogado no desktop em suas respectivas pastas. Depois, quero encontrar um pacote de icons que combine com o meu wallpaper de natal. Pretendo vir mostrar o resultado final do meu desktop natalino para vocês o quanto antes. 
Meta cumprida no dia 11. - Post aqui.

9. Terminar de ler uma revista.
 Comprei minhas três revistas favoritas (do momento) esse mês. A Lola, a Superinteressante e a Galileu. Já comecei a ler a Lola e a Galileu, mas mal folheei a Super ainda. Como sei que não conseguirei ler tudo até o fim do mês - não com mil eventos de final de ano - pretendo terminar de ler a Lola e deixar as outras duas para janeiro. Isso não quer dizer que eu não vá ler as outras duas por enquanto. Estou curiosa e já elegi algumas reportagens para ler assim que tiver um tempinho. Mas, meta mesmo, é terminar a Lola, que já folheei mil vezes e já li bastante coisa. Pretendo ler mais 8 reportagens/entrevistas/crônicas ainda.
Meta cumprida no dia 25.

10. Comprar e começar a organizar minha agenda de 2012. 
Coloquei aqui mais para registrar, porque já comecei a trabalhar nessa tarefa. Comprei minha agenda em outubro, se eu não me engano. Não resisti, achei uma agenda do jeitinho que queria e com o preço bom, acabei comprando. Qualquer dia, faço um post sobre agendas aqui e falo sobre ela. 
Meta cumprida no dia 14.

11. Resoluções de ano novo. (Ou quase isso)
Ai que brega essa coisa de resolução de ano novo. Mas não é que esse ano eu resolvi tentar? Não quero fazer essa coisa clássica, desnecessária e ineficiente que é listar mil coisas que não vamos realizar e esquecer a listinha no dia 2/1. Quero fazer algo como o 101 em 1001, que me parece mais eficiente. Porém, com um prazo bem inferior a 1001 dias. Aliás, inferior a um ano. Pretendo fazer uma listinha de metas e planos - parecida com essa - para o primeiro semestre de 2012. Se der certo, faço outra em julho para o segundo semestre do ano. 
Meta cumprida no dia 31.

12. Fazer exercícios com frequência. 
Odeio, como a imensa maioria das pessoas. Mas aqui em casa criou-se todo um drama em torno da minha pancinha. Como eu sempre fui muito magra, todos estranharam eu ter engordado tanto nos últimos anos. Foram uns 13kg. Ainda assim, não estou gordinha (1,6m, 53kg, you do the math). Mas a genética me fode e eu tendo a acumular gordura abdominal - e não nos quadris, como a maioria das mulheres. Então, um pouquinho que engordo, já me deixa pançudinha. Isso está causando um alvoroço aqui em casa e pretendo aliar minha necessidade de ser menos sedentária com uma forma de dar uma acalmada nos ânimos por aqui. Como odeio caminhar, pretendo fazer bike pelo menos umas três vezes por semana. Se não der resultados na minha barriga, pelo menos melhora meu sono e meu condicionamento físico (péssimo), né? 
Meta cumprida todas as semanas.

Acho que é isso. Quais são os planos de vocês para as últimas semanas do ano?