19/09/2011

O que penso sobre: sorteios em blogs e Volta Mundo Blogueiro

Há muito tempo que eu queria falar sobre esses dois assuntos aqui. Como eles me parecem tão intimamente relacionados ultimamente, decidi o fazer em um só post.

Antes de mais nada, quero explicar, para quem ainda não sabe, o que é o Volta Mundo Blogueiro. É um blog criado pela Vitrola a fim de incentivar a "volta", por assim dizer, do jeitinho antigo de blogar, mais orgânico, mais natural; dos velhos blogs pessoais que não vivem de repassar informação, ou de posts patrocinados, mas de dar opinião e falar do seu dia a dia. Afinal, era essa a intenção primordial de um blog: um espaço para que o blogueiro se expressasse. Se quiser saber mais, corre lá para o FAQ do VMB - depois de ler e comentar aqui, hein!

Como vocês já devem imaginar, concordo com a Renata e "faço parte do movimento" Volta Mundo Blogueiro. Sinto falta de blogs assim como o dela, o meu e aqueles que eu tenho no blogroll. Nos últimos anos, muitos deles sumiram. Muitos blogueiros abandonaram seus blogs. Ou pior, muitos passaram a entulhar suas páginas com propagandas, posts patrocinados e até mesmo posts copiados de outros blogs. Acho uma tristeza. Porque o blog é um território livre, em que você deveria escrever o que quer, o que dá na telha, e não o que marca x manda você escrever. Quando você passa a escrever por dinheiro ou  jabás, perde parte da sua liberdade. E, quanto aos copycats, vou poupar caracteres. Não compensa.


Não quero dizer que não leio blogs com propaganda. Não gosto de ver propagandas e posts patrocinados em blogs pessoais. Mas, quando se trata de um blog de variedades, feminices, literatura, decoração, etc, acho válido. Com restrições, claro. Creio que é função do blogueiro ser sincero e condizente com sua opinião, com seus princípios ou whatever. Não acho justo você divulgar uma marca da qual não gosta, ou na qual não confia só porque ela te mandou dinheiro ou algum produto. Isso é coisa de televisão, porra! O blogueiro é, antes de mais nada, um opinador. Quando lemos um blog, estamos esperando que ele diga o que pensa de verdade, e nos passe alguma informação válida, que nos vá ser útil.

Em geral, as empresas enviam produtos para que os blogueiros experimentem, façam resenhas e deem sua opinião. Acho isso muito interessante. Porque nem todo mundo pode sair por aí, comprando todos os produtos que vê pela frente só para resenhar no blog. Porém, o blogueiro tem que ser honesto com seus leitores e dizer o que pensa.

Aí, entramos nos sorteios. Porque, muitas vezes, essas empresas enviam produtos também para serem sorteados. Eu não vejo problema nisso e não entendo a implicância de algumas pessoas. Acho que os sorteios são uma forma interessante de presentear os leitores e atrair gente para o blog. Sim, por que não atrair leitores com um sorteio? O que tem de errado? Conheci muitos blogs bons - de verdade - através dessas promos.


Quem me segue no Twitter, costuma ver alguns tweets divulgando sorteios. Eu gosto mesmo, participo de todos aqueles que me interessam. É simples, não custa dinheiro, você corre o risco de ganhar um presente e acaba conhecendo blogs novos. Muitos dos blogs que leio foram descobertos através de algum sorteio.

Os sorteios em blogs, normalmente, são abertos para quem quiser participar, com algumas regras a serem seguidas. Em geral, limita-se a participantes no Brasil - devido aos custos com envio para o exterior - e exige-se que o participante siga o blog, algum perfil no Twitter ou até divulgue o sorteio. Novamente, acho válido. Afinal, você não comprou nada para participar, não custa seguir algumas regrinhas. Admito que acho algumas abusivas, como seguir vários blogs e perfis, divulgar em não sei quantos lugares. Mas o blog é daquela pessoa, não é? Ela não te obrigou a participar, você só faz tudo aquilo se quiser.

Eu, normalmente, participo daqueles com menos exigências, tais como seguir o blog e divulgar o sorteio no Twitter. Para não me perder com os feeds, separo os blogs que passei a seguir devido a algum sorteio em uma pasta especial, temporária. Visito esta pasta com frequência, lendo os posts e avaliando se continuarei a seguir o blog depois do sorteio ser feito. Após o resultado, cancelo a inscrição dos blogs que não curti - em geral, blogs com muita propaganda, pouca informação, posts plagiados, etc - e troco de pasta aqueles blogs que gostei e decidi passar a ler. Assim, não me perco seguindo dezenas de blogs que não gosto.

Enfim, acho que é isso. Se você estiver procurando bons blogs no estilo Volta Mundo Blogueiro, tenho vários aqui no Blogroll na barra lateral. Não deixe de visitá-los também.
.